Inserção social e isolamento - InVida Medicina Reprodutiva
Menu Menu
InVida Medicina Reprodutiva Em associação com Invida em associação com o Hospital Sírio-Libanês

Inserção social e isolamento

Young man is looking at the sunrise.

O desejo de formar uma família começa no casal.

Mas, indiretamente, é também da família, dos amigos, dos colegas de trabalho. Espera-se que as pessoas estudem, namorem, casem, tenham um ótimo emprego e, por fim, gerem descendentes, como se essa ordem dos acontecimentos tivesse que ocorrer igualmente para todas as pessoas.

Essa cobrança tem um poder incrível, e responder a ela de forma positiva é o passaporte para se pertencer ao grupo. A dificuldade de engravidar, portanto, causa frustração, sensação de exclusão e de inadequação.

Como forma de se protegerem das cobranças, muitos casais acabam se impondo um isolamento, pois já é difícil lidar com as próprias expectativas, que dirá com a de amigos e familiares.

Além de dar satisfação de sua infertilidade, muitas vezes ainda precisam ouvir recomendações como “relaxa que vem” ou “parem de pensar no assunto que vocês conseguem”, conselhos que trazem mais sofrimento e são simplesmente impossíveis de serem seguidos. Nesses casos, é importante que o casal se posicione mostrando a quem está em volta que precisam de apoio e de ouvidos e não de conselhos.