Quando o estresse vai além do limite - InVida Medicina Reprodutiva
Menu Menu
InVida Medicina Reprodutiva Em associação com Invida em associação com o Hospital Sírio-Libanês

Quando o estresse vai além do limite

Bored office worker at desk staring at computer screen with hand on chin.

Empenho e dedicação ao tratamento são esforços válidos, que podem significar inclusive o sucesso de uma tentativa. Exagerar na dose, no entanto, é um problema sério! Há casais que passam a viver em função dos tratamentos para engravidar e esse se torna seu único assunto, o centro de suas vidas.

O sinal vermelho se acende quando um dos dois ou ambos adiam ou cancelam viagens constantemente, alteram planos de mudar de casa ou de cidade, interrompem estudos, não aceitam promoções de trabalho e recusam ofertas de emprego, por exemplo. Tudo fica condicionado à possível chegada de um filho.

Nesses casos, é importante saber que, quanto mais planos são adiados ou suspensos por causa da infertilidade, mais desejos serão enterrados com o fracasso de uma tentativa.

As sessões de apoio psicológico ajudam a separar as coisas e colocam as tentativas de engravidar em seu devido lugar, reequilibrando os vários setores da vida. Abrir o universo e dar valor a outros projetos pode ser essencial e muito frutífero.